Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1




Partilhe esta Página



Total de visitas: 17490
Pessoas boas X coisas ruins...
Pessoas boas X coisas ruins...

Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?

 

Este é um dos grandes questionamentos do ser humano. Parece que todos nós, em alguma fase de nossas vidas, nos deparamos com esta questão e buscamos sua resposta.

 

Os mais humildes assumem não ter entendimento para responder a questão. Alguns, menos humildes, confrontam Deus, afinal porque deixa o sofrimento chegar a alguns e não a outros que talvez “mereçam” mais o tal sofrimento...

 

Não me considero dona da verdade mas tentarei, humildemente, elucidar este tema.

 

Antes de mais nada, para entender a profundidade desta questão, é preciso entender a vida como uma trajetória com várias passagens, ou melhor, dimensões. Uma mesma pessoa pode estar em diversos pontos ao mesmo tempo ainda que não consiga entender nem visualizar isso. Uma forma um pouco mais simples de entender isso é pensar na vida como diversas “passagens”, em cada época, um aprendizado. Entendendo este raciocínio, é possível começar a entender porque alguém tão bonzinho agora possa enfrentar tantos contratempos, sofrimentos, privações. Porque, talvez em época anterior, não tenha sido tão bonzinho e agora precise passar por tudo que passa justamente para equilibrar-se diante do Universo.

 

Há também algumas pessoas que passam repetidamente por situações que deveriam superar e mudar suas atitudes, porém por algum motivo, não mudam. Desta forma, a cada novo acontecimento, o sofrimento vai aumentando assim como as privações e situações desafiadoras, é uma forma do Universo forçar a pessoa a mudar, já que de outra forma, ela não mudaria. Entendendo o “mudar” como um evoluir, um amadurecer, um melhorar-se cada vez mais.

 

E, entre tantos outros motivos para algo ruim acontecer a quem é bom, penso que o principal seja porque as pessoas boas, geralmente pensam em melhorar o mundo e conseguem transformar o que é ruim em algo produtivo. O mesmo não aconteceria com quem é mau, geralmente quem tem má índole está sempre arquitetando planos para o mal, praguejando, desejando e buscando maldades, este indivíduo dificilmente pensaria em transmutar uma dor, superar um obstáculo, solucionar um problema sem pensar em vingança, cobranças e revides. É preciso ter uma boa índole para pensar em superar algo que impede ou faz sofrer.

 OBS: Há dois meses, minha vida estava equilibrada. Estava lecionando Biodança, promovendo minha criação infantil (O vampirinho vegano) e consegui agendar uma palestra na Assembleia Legislativa sobre Dislexia Adquirida. Foi quando eu cai da escada, fraturei o pé, passei por procedimentos médicos errados, humilhações, questionamentos, cheguei a pensar que estava sendo punida por negligenciar o que tenho de bom e confesso que, por vezes, chorei e questionei por que afinal, tudo tem que acontecer comigo... por que justo quando tudo estava tão bem, me veio mais este acidente! Mas quando me vi na mesma Assembleia  Legislativa, desta vez palestrando sobre deficiência mental, intelectual e física e pude enumerar todos os problemas enfrentados por cadeirantes e portadores de deficiências locomotoras e propus as soluções, enfim, eu entendi. Eu precisava passar por esta queda, depender de muletas e  cadeira de rodas para ter argumentos e poder mudar a realidade de tantos que não tem a mesma oportunidade que eu. Isso é a experiência ruim transformada em solução para a coletividade.  

Tenho notado que, mesmo entre as pessoas consideradas boas, há uma escala de evolução e isso também pode influenciar a quantidade e intensidade do que ocorre de bom ou ruim. Há pessoas que, ao passarem por qualquer privação só fazem lamentar, mostrar ao mundo suas necessidades e esperar que outros supram o que, na verdade, elas próprias devem suprir. Há as pessoas boas, calmas, pacíficas mas que também só pensam nelas mesmas. Estas pessoas, geralmente, conseguem transmutar dores, superar obstáculos mas não mudam muito no mundo. Tudo o que fazem é apenas para superar suas limitações e, de certa forma, mostrar ao mundo, o quanto conseguem são resilientes e vencedoras. Há outras pessoas que, ao enfrentarem alguma provação, não só lutam para reverte-la mas partem para levar aos outros suas descobertas e soluções. Estas são as pessoas que fundam associações, instituições, levantam bandeiras, publicam descobertas, enfim, estas são as pessoas boas e do bem que levam outras pessoas a também se superarem.

 

Em meio a tudo isso fica difícil questionar o real motivo para uma pessoa boa sofrer tanto. Talvez porque o sofrimento faça crescer, amadurecer. E seja um dos melhores caminhos para melhorar o mundo. E quem melhora o mundo são os seres humanos e, se não entendem o que fazer de forma amena talvez a única forma de trazer esta melhoria seja pelo sofrimento e aprendizado que este traz.

Vamos refletir sobre isso?

 

 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus contatos. Leve este conhecimento aos seus amigos. 

Assista o vídeo complementar Bem X Mal:

 

Conheça diversos e-books de minha autoria e, ao adquiri-los a preços populares, estará ajudando causas sociais (auxílio a animais abandonados e pessoas deficientes intelectuais). Parte da renda também é usada para manter este e outros sites informativos. Clique aqui